Sobre iHMS
Este sistema começou como um projeto de graduação da carreira Engenharia em Sistemas, da Universidade ORT Uruguai. Teve o patrocínio da UNESCO e foi desenvolvido no período entre março de 2005 e maio de 2006.
Ao redor do planeta existem diversos tipos de patrimônios, alguns deles declarados pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade, O objetivo do projeto foi a realização de um sistema nomeado “integrated Heritage Management System” – Sistema integrado para gestão de patrimônios – (iHMS), que tem como finalidade o apoio à manutenção, análise e difusão de dados correspondentes ao inventário de um patrimônio.
iHMS surgiu por iniciativa da UNESCO e fornece apoio aos principais processos que comummente envolve a gestão de Bens do Patrimônio, sendo eles:
- A manutenção da informação do inventario dos elementos do Bem
- A análise da informação dos Bens incluídos no Patrimônio
- A difusão da informação relacionada com os Bens
A grande diversidade de tipos de patrimônios, a diversidade em quanto às necessidades de informação a manter sobre eles, e as diferenças que surgem de pretender usar o sistema em vários paises, como por exemplo, o idioma, apresenta o primeiro desafio do projeto. O sistema deve ser o suficientemente genérico para poder ser adaptado a qualquer patrimônio, sem a necessidade de ser modificado. Por outra parte, o segundo desafio surge por se tratar de um Sistema de Informação Geográfico (GIS), baseado em tecnologias complexas e pouco comuns, que envolvem o uso de mapas e informação geográfica.
Com a finalidade de que possa ser usado e/ou adaptado por qualquer pessoa ou organização sem ter que solicitar uma licença para isto, o sistema foi desenvolvido mediante a modalidade de código livre.
O propósito do sistema é fornecer funções necessárias para facilitar a gestão e manutenção de bens incluídos nos sítios do patrimônio mundial.
A administração de patrimônios implica a gestão de informação correspondente aos bens que o compõem. Estes bens podem ser desde algo intangível, como uma canção, até um elemento tangível, como um quadro, um imóvel como uma residência, ou um conjunto de imóveis, como um bairro.
O sistema desenvolvido neste projeto permite manter o inventario em formato digital e facilitar a análise e difusão da informação. Tudo isso permitindo adapta-lo ás necessidades de inventario de cada patrimônio ser requerer conhecimentos técnicos avançados para realizá-lo.
Uma das inovações mais importantes na gestão do inventario com este sistema está nas funcionalidades que fazem de iHMS um Sistema de Informação Geográfica (GIS pela sigla em inglês). Estes sistemas permitem obter a localização geográfica de determinada informação do sistema, como por exemplo obter o lugar no mapa onde se encontra localizado um determinado monumento. Em forma inversa também pode-se obter informação adicional com respeito a um ponto destacado no mapa, como por exemplo poder ver fotos das edificações do centro histórico da cidade de Olinda, ao selecionar sua localização no mapa.
Outro aspecto importante a ser destacado, é que uma vez realizado o inventario e levado ao formato digital no sistema, os bens podem ter associados múltiplas imagens e documentos. Estes documentos, que podem ser de caráter histórico, legal, normativo ou turístico, uma vez levados também ao formato digital poderão ser associados aos bens, para acessá-los facilmente não só para os integrantes da organização que gestiona o patrimônio, mas também para os usuários que acedem á informação do patrimônio a través da Internet.
Módulos
Editor de fichas e reportes
O sistema se adapta ás necessidades de cada organização que o utiliza mediante a definição de informação que ela precisa. Isto se obtém desenhando as fichas a través das quais será mantida a informação dos bens. Esta funcionalidade permite que o sistema seja totalmente genérico e adaptável, ocasionando o mínimo impacto, e permitindo faze-lo sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados.
Gestão de Inventario
O centro da gestão de um patrimônio está na gestão da informação do inventario dos elementos que compõem o Bem. Uma vez definida a informação que se deseja manter no sistema sobre os bens, a manutenção e feita neste módulo. Também são brindados mecanismos para poder localizar a informação a través de mapas e poder analisá-la, seja a través de buscas, consultas estatísticas ou a definição de camadas que se superpõem aos mapas.
Módulo Web
Quando se define quê tipo de informação se deseja manter sobre os bens, também se indica se é desejado que ela possa ser difundida ou não. Uma vez que a informação foi introduzida no sistema e devidamente idicada sua localização geográfica, pode-se criar a estrutura para a Web.